PROJETO DE PESQUISA (2017/2019):
INFINITAS INTERCONEXÕES: coolhunting, trendspotting e triangulação cultural
Descrição: O potencial dos estudos de tendências origina-se na habilidade de compreender o ser humano em um grau profundo e de traduzir esse conhecimento em diretrizes que podem suscitar inovação. As ferramentas para identificação e monitoramento das tendências consideram a sociedade constituída por indivíduos e grupos, que compartilham significações de acordo com expectativas e perspectivas coletivas. Partindo desses preceitos, o pesquisador na área das tendências investiga processos, fatos e situações na cena social que, interligados, possibilitam explicar o fenômeno analisado. Destarte, o objetivo desta investigação é identificar forças motrizes de mudanças de mentalidade do consumidor. Mediante revisão bibliográfica, problematização teórica e pesquisa de campo, discutem-se os conceitos e as abordagens referenciados nos estudos de tendências, evidenciando a metodologia e as premissas orientadoras das transformações nos padrões do comportamento humano, que norteiam a geração de insights e revelam oportunidades para designers e empresas.

PROJETO DE EXTENSÃO (2017):
SNPEM 2017 – Seminário Nacional de Pesquisa e Extensão em Moda
Descrição:O Seminário Nacional de Pesquisa e Extensão em Moda (SNPEM 2017) visa propiciar o diálogo entre instituições, pesquisadores, professores e alunos da área de Moda, além de divulgar resultados de pesquisas e de projetos de extensão.
O tema dessa edição é “Deslocamentos”, que convida para uma expansão dos limites criativos e para a inclusão de novas possibilidades coletivas ao saber acadêmico, ampliando horizontes de estudos por meio da multiplicidade de significados, flutuações e usos socioculturais, políticos e econômicos associados a fenômenos estéticos altamente relacionais e complexos.
O evento gratuito acontecerá em dois momentos:
ACADEMIA: 09, 10, 11/agosto/2017 – 20h – Auditório Geral do CEART
MERCADO: 04, 05, 06/outubro/2017 – 20h – Auditório Geral do CEART