O tempo verbal Futuro do Presente enuncia um fato que deverá ocorrer após um momento atual, mas que já se encontra concluído antes de outro fato futuro. Sendo assim, a partir desse conceito, o FPLab trabalha conforme a abordagem prospectiva, na qual o futuro é incerto, porém, pode ser construído a partir de escolhas atuais, não deixando a fatalidade exercer sua força sobre os acontecimentos posteriores. Para isso, é necessária uma mudança de paradigma na forma de pensar, englobando a pré-atividade (preparar-se para uma mudança esperada) e a pró-atividade (provocar uma mudança desejada), além de responsabilidade e conhecimento multidisciplinar.

O escopo dos estudos prospectivos é a construção do pensamento, agregando valor às informações do presente, de modo a subsidiar a construção de estratégias e identificação, bem como de orientação, de novas oportunidades futuras para os diversos atores envolvidos. Auguste Comte disse que “saber é prever e prever é ter poder”. Portanto, somente através da antecipação prospectiva estratégica é possível construir pontes do presente para um futuro desejável, para um futuro sustentável, enfim… para um futuro melhor.

Qualquer desenvolvimento científico e tecnológico é resultado de intricados intercâmbios entre diversos fatores, atores sociais, visões e oportunidades, restrições econômicas, sociais, ambientais, tecnológicas e tantas outras questões complexas. Isso atesta que o estudo prospectivo abarca uma multiplicidade e profundidade de classes e planos de observação e análise, sendo uma das ferramentas mais importantes e elaboradas à disposição dos gestores para a construção da sustentabilidade organizacional e de estratégias competitivas.

O resultado final do estudo de prospectivas não é sancionar que existe apenas uma direção correta a seguir, mas sim, a partir da coleta dos sinais no presente, arquitetar histórias. O FPLab trabalha com filtragem, análise, interpretação, construção de narrações e produção de significado como elementos para antecipação de informação estratégica. Pesquisa e analisa técnicas de prospecção que auxiliam no monitoramento e aplicação de tendências de moda para nortear as organizações na constituição de um processo constante de pesquisa e inovação.

É evidente que ameaças e oportunidades inesperadas podem afetar o contexto interno e externo de qualquer empresa, portanto, as empresas não devem ficar lamentando o passado, mas acreditar e pensar constantemente no futuro. Peter Drucker nos ensinou que “a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.

Logo, a proposta deste laboratório é ser um instrumento facilitador, associando e apontando o contorno das aspirações e expectativas atuais, visando antecipar e melhorar resultados, pensamentos e planejamentos futuros.

Dra. Sandra Regina Rech
Coordenadora FPLab