logo2

O laboratório Futuro do Presente Lab (Departamento de Moda/CEART/UDESC) enfoca o estudo de prospectivas e suas aplicações em geral. Coordenado pela professora Dra. Sandra Regina Rech, pertence ao grupo de pesquisa da UDESC/CNPq Design de Moda & Tecnologia, linha de pesquisa Gestão do Design de Moda, e integra projetos de pesquisa e de extensão.

O sistema da moda exibe uma ordem com padrão não-linear. Uma atração que interliga certos padrões ou pontos de instabilidade no sistema significa que uma pequena dinâmica pode ter grandes consequências. Por exemplo, um casamento real, um filme, uma guerra, um evento esportivo, uma banda de rock implicam sobre o tempo de vida de alguma parte desse sistema. Portanto, é um conjunto complexo de elementos, em que muitos agentes independentes interagem um com os outros de vários modos.

Tendências presentes no lifestyle, no mindstyle, no comportamento e na cultura, sobretudo para música, esportes, mass media e artes, estão sendo cada vez mais utilizadas para prever e influenciar a procura dos consumidores por produtos de moda. Conjugar os métodos tradicionais de previsão com os novos métodos que permitem reagir com maior rapidez aos desejos dos consumidores é um desafio para a maioria das marcas e dos criadores.

Diante de um setor cada vez mais competitivo, a habilidade para responder rapidamente às solicitações do mercado tem posto em causa os instrumentos tradicionais de prospecção de tendências. A moda que emerge das ruas e dos grupos urbanos é cada vez mais uma potente energia inspiradora e extremamente veloz, visto que podem aparecer e desaparecer em períodos inferiores a uma estação, o que exige por parte dos criadores e das marcas de moda uma elevada agilidade e capacidade de resposta. Antes, as pessoas inspiravam os criadores, os quais, por sua vez, inspiravam as revistas, sendo as pessoas inspiradas pelas revistas. Agora, cada vez mais as pessoas inspiram pessoas. Especialmente no mundo da moda.