Excess Theraphy

MICRO TREND | Style and Taste

   A rotina cada vez mais atribulada, a agenda sempre lotada e os dias que parecem ter cada vez menos minutos. A micro tendência EXCESS THERAPHY confronta o cotidiano agitado da vida moderna, com a aspiração por simplicidade do cidadão contemporâneo.

   O progresso da tecnologia​,​ e dos meios de comunicação,​ proporcionou grande difusão da informação. Consequentemente, vivemos hoje circundados por estímulos que, em certos momentos, chegam a ditar o ritmo de nosso cotidiano. Este excesso de referências acaba por tomar grande parte de nossa rotina, o que nos provoca uma necessidade cada vez maior de concentração e atenção total no momento presente.

   Práticas como as de meditação Mindfulness vem popularizando-se em grandes centros urbanos,​ como resultado desta busca por instantes de relaxamento e tomada de consciência. A atenção plena, como sugere a tradução para o português, é o grande foco desta prática que propõe,​ aos seus adeptos​,​ uma experiência consciente de cada minuto de meditação, levando em conta as percepções do ambiente e do próprio corpo.

   O influenciador pernambucano Caio Braz relata​,​ em matéria recentemente publicada em seu portal na internet, sua experiência com aplicativos para celular que propõe tais instantes de concentração e que acabam por ajudar no gerenciamento de rotinas estressantes e excessivamente compromissadas. [Link]

   A técnica Mindfulness possui diversas aplicações principalmente associadas ​à​ psicologia cognitiva, onde estudos apontam melhoras significativas em pacientes com diagnósticos de depressão e dores causadas por estresse. Páginas na internet, como a do projeto Iniciativa Mindfulness​, ​contém material e informações sobre a técnica, além de indicações de eventos e grupos de estudo sobre meditação no Brasil.

   O portal aponta que, apesar de​,​ em países como Estados Unidos e Inglaterra,​ os conhecimentos sobre Mindfulness já estarem bastante consolidados, no Brasil, a baixa disponibilidade de material traduzido para a língua portuguesa e a falta de profissionais devidamente qualificados para trabalhar são entraves para a difusão da prática.

 Interessado? Assista ​à coletânea de vídeos produzida pela Iniciativa Mindfulness,​ que esclarece as principais dúvidas sobre esta importante técnica de meditação. [Link]

 

Curta e compartilheTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Share on Facebook

Deixe um comentário