From Geek to Cool

MICRO TREND | Style and Taste

  A micro trend FROM GEEK TO COOL está amplamente interligada ao recente boom da temática Nerd, dos jogos virtuais e produção visual com conteúdo ligado à ficção científica. A cultura Geek, antes vista de forma diferente, tornou-se atrativa e, hoje, tem projeção e influência em uma grande parcela de consumidores, principalmente jovens.

Coleção Riachuelo com temática Geek

  Esta ressignificação da estética e dos valores Geek teve ajuda, principalmente, da democratização e da evolução da tecnologia. Figuras importantes, como a de Steve Jobs, ajudaram a formar este novo pensamento, que agora associa o mundo Nerd ao conhecimento e à tecnologia avançada, em detrimento da ideia de introversão e impopularidade.

  Ser geek é cool! Matérias, como a publicada pelo portal americano Style Caster, exibindo personalidades do mundo Nerd, como novos HotGuys de Hollywood, evidenciam esta nova imagem sob a qual a cultura Geek vem se consolidando. (link)

  Até mesmo a cultura Hipster, que ganhou projeção a partir dos anos 2000, auxiliou esta transformação. Símbolos dessa subcultura alternativa como o óculos de grau Ray Ban modelo Wayfarer, as camisetas com ícones ou frases-chave estampadas e a grande ligação com marcas de tecnologia, principalmente mobile, propagaram o estilo “cool Geek”.

  Um outro exemplo interessante é a série americana Glee, que retrata a vida estudantil de uma turma de “desajustados” do ensino médio, que reúnem-se num grupo de canto coral e, com isso, passam a ter projeção em sua vida social e também em sua escola. Nela, os telespectadores acompanham a transformação do Geek ao Cool das personagens, os desafios e conquistas nesta trajetória que acabam provocando a empatia do público jovem e adolescente.

Curta e compartilheTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Share on Facebook

Deixe um comentário