Emergent

MICRO TREND | Consumer Behavior

A micro tendência EMERGENT reflete o novo momento que países periféricos, principalmente os localizados na América Latina e Ásia, tem vivido na última década. Com o fenômeno da globalização iniciado nos anos 90, especialmente com ajuda do avanço tecnológico dos meios de comunicação, a supremacia cultural e de hábitos de consumo do velho mundo, começa a enfraquecer, dando espaço e visibilidade aos países conhecidos atualmente como emergentes.

Estas novas economias em ascensão, além de adentrarem grandes mercados mundiais, passaram a difundir hábitos culturais e, hoje, vem conquistando reconhecimento e projeção em áreas como a moda e o design. O portal “Business of Fashion”, em matéria recentemente publicada, analisa as novas características criativas e de consumo de alguns países da América Latina, como Brasil, México e Colômbia, enfatizando seu potencial econômico em oportunidades para negócios de moda.​

Campanha coleção Fall Winter 14/15 do criador mexicano Alfredo Martinez.

 Os profissionais entrevistados pelo portal afirmam​ que,​ mesmo com as inconstâncias tanto políticas quanto econômicas dos países latino americanos, o mercado de moda tende a expandir-se. Grandes marcas de varejo internacional,​ como H&M, Mango e Forever 21, continuam ampliando sua atuação nessa região,​ que conta com um elevado número de novos shopping centers em construção, principalmente no México, Chile, Peru e Colômbia.

  Outro ponto que chama atenção é a expansão do mercado de luxo, que tem países como Brasil, México e Colômbia líderes na região, onde o número de milionários​ cresceu 42% na última década. O site ainda alerta que, para que grandes marcas de luxo continuem alargando suas operações em tais mercados, serão necessários maiores investimentos em infraestrutura, sendo que o maior entrave para este crescimento é a burocracia ainda enraizada nas localidades citadas.

  Enfim, a nova realidade econômica desses países revela o potencial  de expansão de​ sua influência em diversos setores da sociedade, exportando hábitos e comportamentos e​,​ assim, passando a ter um papel mais ativo na dinâmica cultural mundial.

Leia mais no portal Bussines of Fashion (link)

 

 

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